Quase um ano e meio após o anúncio de sua contratação, o escritório BIG divulgou os planos de vinte anos para uma profunda revisão no campus Smithsonian sul, localizado no centro de Washington DC. Com o objetivo de unir o terreno através da dissolução de entraves e caminhos descontínuos que pontuam a área, os planos do BIG também expandem os espaços de visitantes, educação e galerias, além de atualizar os sistemas construtivos antigos e ineficientes.
"Hoje cada museu é quase uma entidade separada, no futuro este será um campus muito mais aberto, intuitivo e convidativo para caminhadas", explicou Bjarke Ingels.
O local é o lar de alguns dos edifícios mais antigos da instituição, incluindo o Castelo de 1855, peça central da proposta do BIG. Atualmente um centro de informações para visitantes e sede da instituição, o masterplan propõe o restauro do Grande Hall do Castelo, que terá acesso direto ao Jardim Enid A. Haupt e ao Ripley Center, localizado no subsolo.
"Esperamos mudar o paradigma, voltando o projeto para a experiência do visitante", disse Wayne Clough, secretário do Smithsonian. "As melhorias realmente focam particularmente nos espaços públicos."
Diretamente em frente ao Castelo, os cantos do Jardim Haupt serão "descascados" para revelar a Galeria Sackler e o Museu Nacional de Arte Africana, localizados no subsolo. Os espaços de galeria em ambos os museus serão aumentados em 30% e serão iluminados através de novas claraboias que contornam o jardim.
Parte do plano consiste na remoção do grande muro de concreto do Museu Hirshhorn e Jardim de Esculturas que bloqueia o acesso direto para o National Mall. Além disso, outros espaços de exposição serão acrescentados sob o jardim para acomodar grandes instalações de arte.
Quando a instituição decidiu encontrar um arquiteto para a remodelação do campus, estava particularmente preocupada em preservar a arquitetura histórica do lugar. Em resposta a isso, o BIG propõe "quase a transformação da arquitetura em uma arte da reinterpretação", disse Ingels.
Arquitetos
Localização
419 11th Street Northwest, Washington, DC 20004, EUAArquitetos responsáveis
Bjarke Ingels, Thomas ChristoffersenDiretor de projeto
Ziad ShehabLíder de projeto
Daniel Kidd, Sean FranklinEquipe de projeto
Suemin Jeon, Alana Goldweit, Cadence Bayley, Lina Bondarenko, Annette Miller, Otilia Pupezeanu, Choongyho Lee, Doug Stechschulte, Jeremy Alain Siegel, Alexandre Hamlyn, Julian Ocampo Salazar, Tammy Teng, Daisy ZhongColaboradores
SurfaceDesign, Robert Silman Associates, GHT Limited, EHT Traceries, Stantec, Atelier Ten VJ Associates, Wiles Mensch, PE Group, FDS Design Studio, KleinfelderÁrea
123703.0 m²Ano do projeto
2034Fotografias
BIG
Referências: Smithsonian, BIG